Emprego de Moçambique

Pesquisa de petróleo e gás preocupa armadores industriais na província

Os armadores industriais e semi industriais em Sofala dizem estar preocupados com os recentes anúncios de prospecção e a pesquisas de petróleo e gás no banco de Sofala, a mais rica região de pesca do país, receiando que haja perturbações futuras causadas por estas actividades.

A inquietação foi ontem apresentada pelo representante da indústria pesqueira nesta província, Muzila Nhatsave, quando interveio durante abertura da campanha de pesca.

Muzila Nhatsave apelou à inclusão do seu sector no acompanhamento desta actividade para que as suas preocupações sejam tomadas em consideração no processo de tomada de decisão, sem antes lembrar a todos que a pesca explora recursos renováveis e é responsável não só pela alimentação de milhões de moçambicanos, como também alternativa a falta de emprego e renda da população.

Segundo mencionou Nhatsave, no aspecto operacional, o outro problema não menos importantes que está a perturbar, é questão dos tripulantes estrangeiros para posições chaves nas embarcações, que dada a escassez de pessoal qualificado nacional a sua contratação ainda é necessária.

“A par das medidas internas na formação de técnicos nacionais na Escola de Pescas da Matola, precisamos continuar a contar com o contributo de técnicos estrangeiros do sector pesqueiro. Pelo que é urgente a tomada de medidas que permitam a contratação destes técnicos com a maior celeridade possível ” desabafou.

Moises Paulo avançou que os conselhos comunitários de pesca, desempenham um papel preponderante na gestão dos recursos pesqueiros nesta parcela do país.

empregomoz

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.